15.4.08

DÍINAMO - Núcleo de Cinema, Girassóis e Bola na Rede

convida para, nesta quarta-feira, a avant-premiére em Curitiba de:

[cancha 2] cantigas para perverter juvenis

Livro-DVD de Adriano Esturilho e grande elenco...



O livro-DVD traz 25 contos curtíssimos de Adriano Esturilho e 10 curtas-metragens adaptados a partir deles por Bia Dantas, Bruno de Oliveira, Eduardo Baggio, Fábio Allon, Henrique Faria, Rodrigo Belato, Sérgio Velloso e pelo próprio Esturilho.

Dia: 16 de abril, às 20 horas, no

p a r a l e l o : centro de artes visuaisRua Conselheiro Araújo, 315 - Curitiba - PR


DÍINAMO núcleo de cinema reúne-se todas as quartas-feiras para discutir estética e produção cinematográfica.


Sobre os Contos

Nos 25 contos integrantes do livro (cada um com uma ou duas páginas), Esturilho aposta na concisão e na mistura da prosa com a linguagem poética. Cada conto leva o nome de um ponto da cidade de Curitiba, como a Boca Maldita, a Rua 24 horas, a Rua das Flores, compondo um breve passeio, com um novo olhar, por vielas antes visitadas por Dalton Trevisan.

O subtítulo - Cantigas para Perverter Juvenis – aponta para o espírito das diversas vozes narrativas dos contos. Embora não se trate de um livro infanto-juvenil, a passionalidade adolescente e um olhar pueril são peças-chave para a leitura. O próprio título – Cancha 2 – já remete a uma lembrança dos tempos do futebol de adolescência. O autor exercita um texto imagético e sonoramente construído, cercado de ironia, erotismo e toques de realismo mágico.

Sobre o DVD:

Enquanto parte dos curtas traz uma linguagem cinematográfica - transformando as histórias em imagens e abrindo mão da palavra total ou parcialmente -, outros optaram por manter o peso do texto original em off, buscando imagens que fogem do ilustrativo e dialogam com a sonoridade das palavras com um mesmo peso. De forma inusitada, alguns dos contos foram escritos a partir dos curtas já prontos, invertendo a lógica de adaptação. Assim, o cinema foi adaptado para a literatura.

O projeto dá seqüência às pesquisas de transposição de linguagem realizadas pelo grupo Processo MultiArtes, com forte atuação no teatro de linguagem experimental e marcado por transitar entre diferentes linguagens e suportes artísticos, tendo produzido em 2007 seus primeiros trabalhos para o cinema digital através de seu recém criado braço cinematográfico - a Processo Filmes (a exemplo do média-metragem "Café do Teatro!", de Esturilho, e do ainda não lançado "Os Dias Cinzas", de Bruno de Oliveira), além de uma peça radiofônica de Samuel Beckett.

O livro também já gerou uma peça teatral do grupo, apresentada no primeiro semestre de 2007, e alguns de seus contos já foram adaptados para canções por Esturilho e Mario Carta, a serem gravadas em 2008 e lançadas em CD, dando sequência ao projeto.

O livro-DVD "Cancha 2 – Cantigas para Perverter Juvenis" teve tiragem de 1000 exemplares pela editora Medusa de Curitiba e foi selecionado pelo Edital 2007 de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural, tendo sido lançado em novembro de 2007 no Rio de Janeiro, com exibição dos curtas e debate com os realizadores

Nenhum comentário: