30.9.08

Díinamo, Núcleo de Cinema Botocudo

convida para, nesta quarta, 1º de outubro, no Paralelo, assistir e discutir:

A VINGANÇA DO PIPOQUEIRO” 2005. Digital, 12 min. Direção: MARIANA SANCHEZ E DEMIAN GARCIA - "A Vingança do Pipoqueiro" investiga as origens dessa expressão popular tão difundida, embora pouco assimilada. Seriam os pipoqueiros realmente vingativos? Ou ainda, você acredita que o tiozinho que vende pipocas em frente ao colégio é mesmo flor-que-se-cheire? Com 12 minutos de duração, o documentário reúne histórias de vingança contadas por pipoqueiros tradicionais da cidade de Curitiba, além do revelador depoimento de um especialista em Lingüística, Sr. Benavides Bevilaqua.


E exibiremos um filme de DIEGO GOZZE, selecionado para diversos festivais no Brasil e no exterior.

UM RIDÍCULO EM AMSTERDÃ - Curta-metragem de ficção com duração de 13 minutos. Ao realizar um documentário, um jovem cineasta resolve gravar escondido a fim de obter maior espontaneidade de seu protagonista. Descoberta a artimanha, o protagonista investe contra o diretor na tentativa de destruir o material gravado e acabar com o filme. No entanto, por conta do desejo de se tornar artista de cinema e televisão, o protagonista termina aceitando a exposição de sua intimidade.


O filme recebeu críticas em diversas revistas de cinema, abaixo trechos de algumas delas.

p a r a l e l o : centro de artes visuais
Rua Conselheiro Araújo, 315 - Curitiba - PR

20 HORAS!!!

DÍINAMO núcleo de cinema reúne-se todas as quartas-feiras para discutir estética e produção cinematográfica.

http://umridiculoemamsterdam.blogspot.com/

“Temos em Um Ridículo em Amsterdã uma profícua discussão sobre o conflito ético entre documentarista e o documentado. As relações de poder e as manipulações de fala por que passa o documentado que cede sua própria história para apreciação geral. Diego Gozze nos leva a conclusão de que há um custo para aqueles que desejam existir enquanto documento de exibição pública. E que não adianta ao documentado insistir em ter sua própria, mesmo ela sendo verdadeiramente dele, verdade, pois a imagem sobre ele do diretor do documentário é que prevalece. A partir do momento que é se torna cobaia, o documentado perde sua própria realidade que se converte em ficção.”
Fernando de Albuquerque
Revista O Grito! – www.revistaogrito.com
05.05.2008


“Apesar do humor, o filme se torna cada vez mais duro na humilhação do personagem e na demonstração de mau uso que se faz da fragilidade dos sujeitos que aparecem na tela. A vulnerabilidade, não só deste personagem como a de muitas pessoas que cedem sua imagem a um filme, se encontra no que diz respeito a aceitar participar de uma filmagem tendo como motivação secreta um certo sonho de aparecer e ter fama – desejo de visibilidade e reconhecimento existente no imaginário humano. Diante das lentes apontadas para si, o Ridículo tenta o máximo que pode esconder sua sujeira e bagunça – as fragilidades de sua personalidade - enquanto é descortinado por uma câmera invasiva.”
Mariana Souto
Filmes Polvo – www.filmespolvo.com.br
25.01.2008


“Temos uma subversão ética cara à relação entre documentarista e documentado, com as relações de poder e a manipulação implicadas, mas também com a subserviência em nome de publicidade do “documentado”, que, apesar de tratado claramente como vítima do diretor (interpretado pelo diretor Diego Gozze), insiste em estar diante da câmera. Há um custo-imagem para quem deseja existir na imagem e, apesar de seus efeitos, o protagonista insiste em ter a “sua própria”, mesmo sendo a “sua” na verdade a imagem sobre ele do diretor do documentário.”
Cléber Eduardo
Revista Cinética – www.revistacinetica.com.br
Novembro de 2007



23.9.08

Díinamo, Núcleo de Cinema, Filomenas e Tatus

convida para, nesta quarta, 24 de setembro, no Paralelo, assistir e discutir:


De BETO CARMINATTI – “SERPENTE NEGRA” – Doc. 30’ – 1985 – Através dos grafites nas prisões, mergulhamos na vida dos encarceirados.

E a mostra “ARTE BICICLETA MOBILIDADE”, com os filmes:

em cinco segundos” -15min
direção :tales banzai

saia da bolha” - 5 min
direção bruno machado- mitelesutele

mobilidade” - 5min
direção bruno machado- mitelesutele

menos shopping mais ciclovia!” 5 min
direção bruno machado- mitelesutele


p a r a l e l o : centro de artes visuais
Rua Conselheiro Araújo, 315 - Curitiba - PR

20 HORAS!!!

16.9.08

Díinamo, Núcleo de Cinema Anti-pulgas

convida para, nesta quarta, 17 de setembro, no Paralelo, assistir e discutir cinco filmes em Super 8 de grandes diretores curitibanos:


De FERNANDO SEVERO – “ESCURA MARAVILHA” – Super 8 de 1979 - 9’ – uma reflexão sobre a morte que mistura o Cemitério Municipal de Curitiba com musicais da Metro.

De PEDRO MEREGE – “ESMARTEZA” – Super 8 de 2008 – 7’ - Uma cidade violenta, a astúcia de um novo delegado desarma todos os bandidos num só golpe. E “MORFEU E MINERVA” – Super 8 de 1980 – Dir. de Pedro Merege e Eduardo Gomes - A história de um casamento.

E de HUGO MENGARELLI – “O MÁGICO” Super 8 de 1979 – 32’ - Baseado num conto de Regina Benitez, o filme foi realizado pelos alunos de Comunicação Social da PUC, em 1979. O filme conta a história de uma pequena cidade onde políticos locais resolvem contratar um mágico para entreter a população, mas quem aparece é um homem que faz milagres. No elenco nomes importantes do teatro paranaense como Antonio Carlos Kraide, José Maria Santos, Aluísio Cherubim e Luiz Mello, esse em seu primeiro trabalho no cinema.

Assistiremos ainda "Uma idéia na mão e uma câmera na cabeça". Direção coletiva. 16' - O filme é um making off bem humorado do "Mágico".


p a r a l e l o : centro de artes visuais
Rua Conselheiro Araújo, 315 - Curitiba - PR

20 HORAS!!!

DÍINAMO núcleo de cinema reúne-se todas as quartas-feiras para discutir estética e produção cinematográfica.

10.9.08

Big-Bang e Super 8

Por precaução, nao haverá Díinamo nesta quarta, dia 10/09/08, pois será feito o teste que recriará o Big-Bang (da ficção cinetifica, nao do farveste) e talvez o mundo todo vá pelos ares.

Caso o mundo nao acabe durante esta noite e você não acorde morto, pode fazer a Oficina de Super 8 ministrada pelo Leandro Bossy e Pedro Merege, neste final de semana (13 e 14/09), com patrocínio da CAIXA. São apenas dez vagas, os interessados devem encaminhar currículo para perfil@matrix.com.br até, no máximo, quinta-feira dia 11.

Na outra quarta-feira, dia 17 de setembro, o Díinamo estará de volta com força total!

1.9.08

Díinamo, Núcleo de Cinema e Taxidrivers Taxidermistas

está completando um ano de existência e convida para, nesta quarta, 03 de setembro, no Paralelo, assistir e discutir:

De JULIANA SANSON DE OLIVIERA – “Fabulário Geral de um Delírio Curitibano” – Ficção - 16’ – Mulher acorda com uma frase que se repete obsessivamente em sua cabeça e, angustiada, decide sair de casa e se distrair. Num esforço de se livrar da tal frase, faz reflexões que deixam transparecer, além do seu estado de espírito, algumas características da cidade em que vive.

E

Do BANZAI STUDIO – dois curtas imperdíveis: “HOMBRE” e “A VÁLVULA” – O primeiro tem 7’ e foi dirigido por Thales, Luan e Fernando Banzai, o segundo, com 10’, foi dirigido por Thales Banzai.

Vale a pena conhecer o trabalho e saber o que pensam estes jovens talentos curitibanos.

p a r a l e l o : centro de artes visuais
Rua Conselheiro Araújo, 315 - Curitiba - PR

20 HORAS!!!