29.4.08

Díinamo, Núcleo de Cinema e Abadias Medievais

convida para,
30 de abril, às 20h, exibição dos curtas de Eloi Pires Ferreira e debate acerca de O SAL DA TERRA.

VALDIR & RUTE
1997, 35mm, 15 min
História de dois catadores de papel que se defrontam com um dilema após receberem em casa um fogão roubado.

Participação no Festival de Amiens, França, Festival de Curtas-Metragens de São Paulo e Rio de Janeiro, Fórum de Porto Alegre, entre outros. Prêmio de Melhor Montagem.

POLACO DA NHANHA
2001

Um avô polaco conta suas histórias à moda antiga, disputando a atenção do neto interessado em seriados de TV.

Menção Honrosa na 28a Jornada de Cinema da Bahia, Prêmio de Ator Revelação no 6o Festival do Recife, Melhor Direção de Arte e Ator Revelação no 25o Festival do Maranhão.

endereço:
p a r a l e l o: centro de artes visuais, rua conselheiro araújo, 315

Mestre Marçal em Londrina

24.4.08

Conjunção de Saturno com Plutão

Caso raro, hoje, sexta feira, dois longas do Paraná em cartaz na capital: ESTÔMAGO, de Marcos Jorge, e SAL DA TERRA, de Eloi Pires Ferreira.

Mas não é só isso!

Mercúrio se alinhou com uma lua fugidia de Urano e surge assim um terceiro longa nas paradas, AMADORES DO FUTEBOL, de Eduardo Baggio, terá sua pré estréia no MON.


Etcétera (Paulo Miklos) bate um rango com a bandidagem em ESTÔMAGO.




315 em 1

Neste sábado, 16 horas, na cinemateca:



preste atenção aos Banzai!

21.4.08

Núcleo de Cinema e Bodas de Algodão - 23 de abril

Díinamo, Núcleo de Cinema e Bodas de Algodão convida para, nesta quarta-feira, 23 de abril, 20 h, no Canal da Música:


O Sal da Terra
Filme em 35 mm de Eloi Pires Ferreira

O Canal da Música fica na Rua Júlio Perneta 695, Mercês
Curitiba-PR


E: Exibição em Cinema em Curitiba e Região – estréia em 25 de abril de 2008

CINEPLUS XAXIM
Av. Francisco Derosso, 3.488.
Shopping & Sports Xaxim Fone: 3074-6020 / 3074-6010

CINEPLUS JD. DAS AMÉRICAS
Cineplus Jardim das Américas
Av. N. Sra de Lourdes, 63. - 2o. andar
Shopping Jardim das Américas Fone: 3029-7099

CINEPLUS CAMPO LARGO
Rua XV de Novembro, 2.295.
Shopping XV
Campo Largo - PR
Fone: 3032-1956

CINE ÁGUA VERDE
Avenida República Argentina, no. 1927. Água Verde
Fone: 3244-5272

UNIBANCO ARTEPLEX
Shopping Crystal Plaza
Rua Comendador Araújo, 731. – Batel

Nos vemos lá...

19.4.08

Andrei Tarkovski

“Se tentarmos agradar o público, aceitando acriticamente suas preferências, isso significará apenas que não temos respeito algum por ele, que só queremos o seu dinheiro. Em vez de educarmos o espectador através de obras de arte inspiradoras, estaremos apenas ensinando o artista a garantir seu lucro. De sua parte, o público – satisfeito com aquilo que lhe dá prazer – continuará firme na convicção de estar certo, uma convicção no mais das vezes sem fundamento.
Deixar de desenvolver a capacidade crítica do público equivale a tratá-los com total indiferença”

18.4.08

DUPLO LANÇAMENTO: 23 E 25 DE ABRIL "AMADORES DO FUTEBOL" E "O SAL DA TERRA"



AMADORES DO FUTEBOL, DE EDUARDO BAGGIO
25 DE ABRIL
MON
19H30

E

O SAL DA TERRA, DE ELOI PIRES FERREIRA
23 DE ABRIL
20 H

Cinema Nosso Convida:

Quarta-feira, 23 de abril. No Canal da Música vai ser lançado o Sal da Terra, filme de longa metragem em 35 mm de Elói Pires Ferreira. Este roadmovie curitibano, rodado no Paraná, finalmente chega aos cinemas.
Eloi Pires Ferreira é um cronista audiovisual; quem viu seus principais trabalhos anteriores (Vamos junto comer defunto?, Valdir e Rute e Polaco da Nhanha) conhece as suas potencialidades para explorar poeticamente a tensão da vida cotidiana de pessoas em dilema. Em O Sal da Terra não é diferente. No dia-a-dia da estrada, três personagens, o padre-caminhoneiro (Edson Rocha), o caminhoneiro (Enéas Lour) e o andarilho (Luthero Almeida) convivem com angústias, alegrias e incertezas. A trama se desenrola tendo como cenário os rituais religiosos praticados em lugares improvisados de convívio dos caminhoneiros. Os três personagens, guiados pela linguagem de cronista de Eloi, expõem então a vida cotidiana em situações identificadas a arquétipos antigos preservados e mitificados nestes rituais.
Venha conferir conosco o resultado desta proposta. E agradeceríamos a todos que convidarem os amigos para partilhar este momento conosco.

EQUIPE O SAL DA TERRA

Lançamento: 23 de abril. 20 h.
Canal da Música: Rua Júlio Perneta, 695. Mercês

15.4.08

DÍINAMO - Núcleo de Cinema, Girassóis e Bola na Rede

convida para, nesta quarta-feira, a avant-premiére em Curitiba de:

[cancha 2] cantigas para perverter juvenis

Livro-DVD de Adriano Esturilho e grande elenco...



O livro-DVD traz 25 contos curtíssimos de Adriano Esturilho e 10 curtas-metragens adaptados a partir deles por Bia Dantas, Bruno de Oliveira, Eduardo Baggio, Fábio Allon, Henrique Faria, Rodrigo Belato, Sérgio Velloso e pelo próprio Esturilho.

Dia: 16 de abril, às 20 horas, no

p a r a l e l o : centro de artes visuaisRua Conselheiro Araújo, 315 - Curitiba - PR


DÍINAMO núcleo de cinema reúne-se todas as quartas-feiras para discutir estética e produção cinematográfica.


Sobre os Contos

Nos 25 contos integrantes do livro (cada um com uma ou duas páginas), Esturilho aposta na concisão e na mistura da prosa com a linguagem poética. Cada conto leva o nome de um ponto da cidade de Curitiba, como a Boca Maldita, a Rua 24 horas, a Rua das Flores, compondo um breve passeio, com um novo olhar, por vielas antes visitadas por Dalton Trevisan.

O subtítulo - Cantigas para Perverter Juvenis – aponta para o espírito das diversas vozes narrativas dos contos. Embora não se trate de um livro infanto-juvenil, a passionalidade adolescente e um olhar pueril são peças-chave para a leitura. O próprio título – Cancha 2 – já remete a uma lembrança dos tempos do futebol de adolescência. O autor exercita um texto imagético e sonoramente construído, cercado de ironia, erotismo e toques de realismo mágico.

Sobre o DVD:

Enquanto parte dos curtas traz uma linguagem cinematográfica - transformando as histórias em imagens e abrindo mão da palavra total ou parcialmente -, outros optaram por manter o peso do texto original em off, buscando imagens que fogem do ilustrativo e dialogam com a sonoridade das palavras com um mesmo peso. De forma inusitada, alguns dos contos foram escritos a partir dos curtas já prontos, invertendo a lógica de adaptação. Assim, o cinema foi adaptado para a literatura.

O projeto dá seqüência às pesquisas de transposição de linguagem realizadas pelo grupo Processo MultiArtes, com forte atuação no teatro de linguagem experimental e marcado por transitar entre diferentes linguagens e suportes artísticos, tendo produzido em 2007 seus primeiros trabalhos para o cinema digital através de seu recém criado braço cinematográfico - a Processo Filmes (a exemplo do média-metragem "Café do Teatro!", de Esturilho, e do ainda não lançado "Os Dias Cinzas", de Bruno de Oliveira), além de uma peça radiofônica de Samuel Beckett.

O livro também já gerou uma peça teatral do grupo, apresentada no primeiro semestre de 2007, e alguns de seus contos já foram adaptados para canções por Esturilho e Mario Carta, a serem gravadas em 2008 e lançadas em CD, dando sequência ao projeto.

O livro-DVD "Cancha 2 – Cantigas para Perverter Juvenis" teve tiragem de 1000 exemplares pela editora Medusa de Curitiba e foi selecionado pelo Edital 2007 de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural, tendo sido lançado em novembro de 2007 no Rio de Janeiro, com exibição dos curtas e debate com os realizadores

14.4.08

Lançamento do longa paranaense O SAL DA TERRA

Olá pequenos dinamites, vamos nos preparando e já divulgando... mais um longa paranaense chegando aos cinemas... "O Sal da Terra", de Eloi Pires Ferreira (do qual participo fazendo a Produção Executiva), terá pré-estréia no dia 23 de abril, quarta-feira, às 20 horas, no Canal Da Música... Nosso Díinamo será lá neste dia... Além de irmos a este evento, vamos batalhar para encher as salas de cinema e fazer os filmes brasileiros ficarem mais tempo em cartaz... Aproveito para convidá-los a fazer o mesmo com "Estômago" de Marcos Jorge, que já está em exibição...

A história do filme O SAL DA TERRA narra, com estilo de crônica, a vida de um padre que optou pela estrada e reza missas em postos de gasolina, de dentro de seu caminhão.

beijim-beijim, Josiane

12.4.08

Ultimos dias para se inscrever no PUTZ!

O tempo para inscrever o seu audiovisual no 5º PUTZ! está acabando. Informações no site do festival: www.putz.ufpr.br

8.4.08

Díinamo, Núcleo de Cinema Xique Xique

convida para, 09 de abril, assistir aos curta-metragens:

VALSA - ficção, 20', de Jadão da Silva

PENSANDO EM BÁRBARA - ficção, 15', de Bruno Oliveira

e, atendendo a pedidos, reprisaremos o grande sucesso:

GALAXÃO: FLORIANO ESTÁ SEM SORTE - ficção, 15', de Fernando Coelho;

(sinopses abaixo)

p a r a l e l o : centro de artes visuais
Rua Conselheiro Araújo, 315 - Curitiba - PR

20 HORAS!!!

SINOPSES

O filme "Valsa" conta a história de Miguel, um presidiário que recebe uma proposta para assumir um assassinato que ocorreu no presidio onde está. A principio ele fica tentado com a proposta, pois ficará muito tempo preso e mais uma morte em sua ficha não fará diferença. Enquanto analisa a oferta ele recebe a visita de sua esposa que está preparando a festa de quinze anos de sua filha, festa esta que Miguel não poderá presenciar e nem dançar a tão sonhada valsa com sua única filha. Este fato cria em Miguel a dúvida entre assumir o crime e receber o valor proposto ou não assumir, não dançar a valsa porém livrar sua família de mais uma vergonha.





Pensando em Bárbara conta a estória de Nicolas, um homem que tem de enfrentar a solidão e o desajuste após a separação. Ele tem como consolo a voz da ex-mulher em fitas gravadas da secretária eletrônica.

1.4.08

Díinamo, Núcleo de Cinema, Lixas e Joanetes

convida para, 02 de abril, assistir aos curta-metragens:

A GREVE - animação, 4', de Maurício Marques - Cansados das condições desumanas de trabalho a classe operária decide partir pra o tudo ou nada contra um
sistema opressor. E esta desesperada iniciativa pode ser levada às últimas conseqüências.


MENU - ficção, 15', de Murilo Wesolowicz e Gustavo Panacione Ribas - A manifestação da loucura pode acontecer de maneiras diferentes. Godofredo, em meio a uma crise conjugal, toma uma atitude extrema que faz desencadear estórias que estavam por muito tempo esquecidas. As mulheres que ele encontra pelo caminho são o cenário da sua psicose. O curta é baseado no conto "As Três Mulheres de Godofredo" de Murilo Rubião.

De Ricardo E. Machado:

INTERVALO DE COVEIROS - documentário, 2' - Um momento de folga para os coveiros do cemitério do Água Verde.

LUZIA, ALISSON, ISRAEL, BO, TULLIO E KANIGGIA - documentário, 10' - 6 pessoas que tem em comum a admiração de quem os olha.

OPOSTOS SONOROS - documentário, 1', O som e a luz podem ser percebidos em tempos diferentes, alternando o sentido de certas ações. O que é digital? Tudo aquilo que se refere ao dedo.

p a r a l e l o : centro de artes visuais
Rua Conselheiro Araújo, 315 - Curitiba - PR

19:30 HORAS!!!