19.5.08

Força independente em Curitiba

Força independente
Iniciativas coletivas e o surgimento de um curso superior de Cinema incrementam a produção curitibana

Publicado em 18/05/2008 | Vinicius Boreki – Gazeta do Povo

Estômago (de Marcos Jorge) e Sal da Terra (de Elói Pires Ferreira) e o documentário Amadores do Futebol (de Eduardo Baggio) abriram com força o ano cinematográfico em Curitiba. O lançamento de três longas-metragens em menos de seis meses e, principalmente, a repercussão positiva – sobretudo de Estômago – desses títulos desafiam o fantasma da invisibilidade, um dos principais obstáculos enfrentados pela produção local.

Infelizmente, os exemplos citados acima ainda são exceções. Os produtores e diretores locais lutam para gravar, finalizar e exibir seus trabalhos. Para superar essas dificuldades, a opção mais recorrente é desenvolver os projetos por meio de iniciativas coletivas, como cooperativas e grupos de cinema. É o caso da Photon Filmes. “Os integrantes se conheceram num curso de pós-graduação em cinema. A partir daí, 25 pessoas se reuniram para produzir O Gralha. Na época, nos animamos tanto que buscamos uma forma jurídica: a cooperativa”, explica Guilherme Greca, que preside a Photon, criada em 2002.

Os projetos desenvolvidos de forma coletiva também surgem como uma tentativa de superar o amadorismo por meio do aprimoramento conjunto dos participantes: “Essas iniciativas buscam profissionalizar a produção”, diz Aly Muritiba, que, ao lado de Diko Florentino, Antônio Junior e André Chesini, criou a Alumiar Filmes há um ano e meio.

Outra forma de tentar produzir é por meio das leis de incentivo municipais, estaduais e federais. “As leis Rouanet e de Mecenato são complicadas. Mas a produção de curtas-metragens por iniciantes foi bastante facilitada pelos editais da Fundação Cultural de Curitiba (FCC)”, diz Terence Keller, organizador do Díinamo (grafado assim mesmo, com dois “is”, o primeiro com acento agudo), cineclube que se reúne às quartas-feiras, sempre com a exibição de novas produções.

“Discutir leis de incentivo é difícil. Tudo depende de um referencial. Se você compara o cenário atual com cinco anos atrás, produzir filmes hoje é mais fácil, até por causa das leis. Mas, se compararmos com o ideal, ainda é muito difícil”, afirma o cineasta Eduardo Baggio, professor da FAP.

Curtas-metragens

Como cinema é uma forma de expressão artística cara, sempre na dependência de recursos financeiros, a realização de curtas-metragens é a mais freqüente. “Como trabalhamos de forma independente, é o mais fácil de se desenvolver. Exige uma produção menor, com menos gastos”, diz Guilherme Greca.

Apesar de realizarem mais curtas, a Photon já gravou um média-metragem, O Gralha + Oilman, e pretende terminar outro, intitulado Insanidade, até o fim deste ano.

FAP

Além do surgimento de vários grupos, a criação do curso superior de Cinema (leia quadro) na Faculdade de Artes do Paraná (FAP) foi fundamental para o meio audiovisual curitibano, aliando o desejo de produzir à possibilidade de aprendizado técnico e teórico sobre o assunto. “Muitas pessoas que fazem cinema com mais de 30 anos gostariam de ter feito – ou mesmo de ainda fazer – essa escola, mas ela não existia. Os alunos vão sair com uma vivência de quatro anos com professores tanto da área mais acadêmica e teórica quanto do meio profissional, gente que conhece bem o mercado. Eu vejo a escola como uma quase transformação do cinema local”, analisa Eduardo Baggio.

Coleguismo

O ramo do cinema é notório pelo “coleguismo”. Explicando: costuma haver intercâmbio entre profissionais nas diversas produções, que se beneficiam de uma espécie de “escambo”. “Em todo o projeto participam pessoas de fora da cooperativa. Sempre existem trocas favores por indicação, necessidade ou vontade”, afirma Guilherme Greca.

Falta de espaço para exibição é problema
Depois de finalizar o filme, o cineasta suspira aliviado com o fim da batalha, certo? Errado. Além da escassez de fontes de recursos, os poucos espaços disponíveis para a exibição dos trabalhos na cidade dificultam o conhecimento do público sobre o que se produz. Pouco a pouco, porém, a perspectiva se transforma com o surgimento de mostras e projetos voltados especificamente para a exibição do que é feito em Curitiba.

É o caso do cineclube Díinamo, que, desde setembro de 2007, acontece às quartas-feiras. Sem local fixo, os participantes visitam o blog do projeto (www.diinamo.blogspot.com) para saber onde ocorrerá o próximo encontro. “Os realizadores tomam conhecimento de outros realizadores. A partir daí, as pessoas se ajudam melhor, especialmente quando contam com orçamentos baixos”, avalia o organizador do projeto, Terence Keller. Após mostrar entre três e quatro filmes por semana, o Díinamo promove discussões sobre o fazer cinematográfico.

Reservado para a última quarta-feira de todo o mês, o projeto MeMostra reúne filmes de temáticas semelhantes, que serão apresentados este ano no cinema do Shopping Novo Batel.

O Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, o Putz, está na quinta edição. Este ano, o evento recebeu 263 trabalhos de todo o Brasil, metade deles do Paraná. Entre os dias 27 e 31 de maio, o Putz apresentará os 54 trabalhos selecionados pela comissão avaliadora.

Curso da FAP quer centralizar a produção
O curso superior de Cinema da Faculdade de Artes do Paraná pretende se tornar o centro da produção cinematográfica paranaense. A idéia da escola é permitir que os alunos utilizem os equipamentos para projetos paralelos ao programa de graduação. “A prioridade é para o uso para as disciplinas. Mas havendo um espaço de sobra ou tempo livre, os estudantes podem realizar projetos independentes e até são estimulados para isso”, explica o professor Eduardo Baggio.

Com sua primeira turma se formando em julho de 2009, o curso da FAP é, hoje em dia, um espaço interessante para a troca de experiências com profissionais experientes e com os próprios professores. “Na universidade, você é assessorado por profissionais que já estão no mercado, que são os nossos professores. Além disso, é um ensino totalmente voltado à prática”, conta o estudante Adriano Esturilho, aluno do sexto período da FAP.

Com um estúdio pronto até o momento, o projeto da escola, até o término de 2009, é finalizar a construção de outros três. Com isso, a infra-estrutura do curso poderia ser aberta para todo tipo de produção. “Com projetos de fora na escola, os estudantes terão a oportunidade de conversar com profissionais. Isso seria muito importante para fomentar o cinema paranaense”, finaliza Baggio.

Nenhum comentário: