11.5.08

Dia das mães

Fui ver ontem PECADOS INOCENTES com Julianne Moore, sempre linda. A narrativa é comum, mas o tema é bastante complexo. Uma teia de relações humanas muito intrincada que me lembrou muito o autor que estudo no doutorado, Georges Bataille. Há um livro dele que foi adaptado para o cinema, "Ma mére", com Isabelle Huppert no papel de outra mãe deslumbrante (aliás, há uma cena em "Pecados Inocentes" em que Tony, o filho, é solicitado pela mãe a ler um trecho do livro "Justine", de Sade, com prefácio de Bataille). Os dois filmes refletem a conflituosa relação das mães com seus filhos, partindo de um princípio sexual bastante caro à nossa civilização burguesa e que foi "oportunamente" explorada por Freud, o complexo de Édipo. Foucault, Deleuze e Guattari vão olhar para isto e avaliar que não passa de mais uma farsa da burguesia capitalista. Mas se o homem parte mesmo do social para elaborar sua essência, que trama é esta que se passa na sexualidade familiar? Este tema me instiga e não consegui ainda parar de pensar na cena final do filme, muito perturbadora (não no sentido de novidade cinematográfica, mas no sentido de algo que, por mais clichê e banal que seja - no cinema -, ainda repercute e perturba o pensamento: o assassinato). Se Camus escreveu "só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio", eu escreveria que há outro igualmente perturbador: o assassinato.

Ricardo Pozzo, me dê um grito das ruas por onde andar!

Muito distante deste ambiente filosófico que nos arrasta para a reflexão acerca da morte, está JOGO DE CENA, de Eduardo Coutinho, que é uma aula sobre a arte de interpretar. Ou de ser (parecer). Preparo um texto sobre ele, portanto agora me contento em recomendá-lo. Muito.

E não deixem de ver O SAL DA TERRA que está entrando na terceira semana em cartaz. Muito feliz isso!

Josiane

O Sal da Terra pode ser visto nestes cinemas:
UNIBANCO ARTEPLEX
Sala 5 - 18h00 (todos os dias)
Shopping Crystal Plaza
CINEPLUS XAXIM
Sala 3 - 18h10 (todos os dias)
Shopping & Sports Xaxim - Av. Francisco Derosso, 3.488
Fone: 3074-6020 / 3074-6010
CINEPLUS CAMPO LARGO
Sala 1 - 17h45 (todos os dias)
Shopping XV Campo Largo - PR
Fone: 3032-1956
PORTAL PLAZA
Sala 3 - 14h15 (todos os dias)
Boqueirão (Shopping Portal Plaza, ao lado do terminal do Boqueirão)
Fone: 3344 - 5955

4 comentários:

Anônimo disse...

Quero o Sal da Terra no Rio de Janeiro, AGORAAAAA! temos que acabar com esse bairrismo paranaense... rsrs

Anônimo disse...

Nós também queremos o Sal da Terra no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Mato Grosso, na Bahia... aceitamos ajuda para espalhá-lo!! Vamos lá!!

Anônimo disse...

Holla Maestraaaa!!=)
Como te vas??
Yo assisti o filme jogo de cena,o filme é muito bom!!!Adorei!!
Agora quero assistir "O Sal da Terra"...só preciso saber com você os lugares que ainda está passando o filme...você nem pra fazer um propaganda do seu filme neh...to zuando!!
Besossss da Maris!!=)

Anônimo disse...

"Para a maior parte das pessoas crescer é apenas deixar de fugir..."

ainda espero que você para de fugir...

um beijo! vc sabe quem é... amanhã é uma data especial na tua vida!