22.7.08

Díinamo, Núcleo de Cinema do Kombão Desgovernado

convida para, nesta quarta, 23 de julho, no Paralelo:

De Bernardo Rocha: “O MOINHO DE GALATEA”.

E de Guilherme Biglia: "A MALDIÇÃO DA JOSÉ CADILHE" e "O CONDUTOR".

(sinopses abaixo)

p a r a l e l o : centro de artes visuais
Rua Conselheiro Araújo, 315 - Curitiba - PR

20 HORAS!!!


As sinopses:

O Moinho de Galatea” - Faz muito calor. O executivo está em seu escritório, rodeado de relatórios, planilhas e horários a cumprir. Inesperadamente sua secretária lhe presenteia com um estranho objeto, uma obra de arte, que ela diz chamar-se Moinho de Galatea. Sem dar atenção a elas, secretária e escultura, o executivo segue rumo a sua exaustiva jornada de trabalho. Porém, de alguma forma, a combinação entre sua doentia fixação pelo trabalho, a escultura e o calor infernal, são o estopim para grandes mudanças.
Seus sentidos são alterados, o mundo não é mais como ele percebia, a lógica, a razão, nada mais faz sentido. Os conflitos assumem novas roupagens, as ações, atitudes e relações sociais lhe parecem claras e ao mesmo tempo assustadoras em mundo repleto de simbolismos e signos. Ele não pode falar isto com ninguém, as vozes das pessoas agora soam como melodias de instrumentos musicais, e ele não conseguirá resolver
nenhum de seus novos conflitos até descobrir sua própria voz.

A luta travada por nosso herói entre suas ações racionais e sua necessidade de libertação deste mundo factível e enfadonho, é mostrada através de uma linguagem que explora ao longo do filme a interação dos diversos meios que compõem uma obra audiovisual. Para alcançar tal resultado O Moinho de Galatea reveste-se com efeitos de luz e cores, trabalhando com a constante metamorfose dos cenários e personagens, transformando estes, em objetos atuantes, carregados de valores e significados. Ao discursarem seus personagens não falam palavras, mas sim, música, sons e ruídos, ampliando a sensibilidade e o foco do filme inicialmente baseado na estrutura lógica convencional.

"A Maldição da José Cadilhe" (2005) - Por motivos obscuros, Claudio vai parar na rua José Cadilhe. Depois de um sem-número de infortúnios, ele se dá conta de que não consegue sair da maldita rua.

"O Condutor" (2007) - O entediado Mauro é encarregado de transportar seis loucos de um hospício a outro. No decorrer de inusitadas circunstâncias, percebe-se que Mauro não difere em nada de seus companheiros de viagem.


foto de "O Condutor"

Nenhum comentário: