26.10.08

Exposição DÉCADAS - até o dia 31 de outubro.

Continua, nas escadarias do SESC da ESQUINA, a exposição do Díinamo sobre as décadas de 30 e 40, até o dia 31 de outubro de 2008:


Som Total para Distrair as Massas: Díinamo nos Anos 30 – Depressão, totalitarismo e indústria de massas / cinema sonoro / cinema ideológico / cinema alienante. Em contraplano: pinhão com coca-cola. – A década de trinta se caracteriza por governos totalitários, cultura de massas e depressão econômica. Bombas relógio. O cinema, agora sonoro, populariza-se espantosamente. “A sala de cinema deve substituir o boteco e a igreja, deve ser um suporte para educação das massas.” (Leon Trotski – 1923). Nos Estados Unidos, em contraponto à depressão econômica, o cinema reforça o valor do trabalho, traz mensagens de otimismo e patriotismo. Na Etiópia era coroado como imperador Ras Tafari, Eleito de Deus, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão de Judá. No Brasil foi década de Humberto Mauro, Getúlio Vargas, Noel Rosa.


Bombardeio e Estrelas Coloridas: Díinamo nos Anos 40 – Os sistemas estrelares das telas colorida, batom para as trincheiras e as conspirações das loiras. Em contraplano: Os Joaquins da província. – A década de 40 se caracteriza por explosões e bombardeios. A 2ª Gerra, holocausto, Hiroshima, Nuremberg. A criação do 1º helicóptero, da ONU, OTAN, FMI e Banco Mundial. No Brasil é década de Vicente Selestino, Zé Carioca, Ary Barroso. Em Curitiba assanham-se os Joaquins.

Nenhum comentário: