Cheguei de Gramado domingo e, desde então, o mundo nao parou de girar. Tenho sem número de notícias, apontamentos e percepções pra repartir. No momento, me limitarei a comentar, de forma bem bairrista, sobre os filmes paranaenses.
Na Mostra de Super 8, da qual participaram quatro paranaenses, três voltaram com troféus.
Josiane Orvatich recebeu o prêmio de Diretora Estreante - por "Ermos Argênteos".
Fabio Allon recebeu o prêmio de Direção de Arte - por "Esmarteza", de Pedro Merege.
e
Leandro Bossi recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora por "Artefatos".
O grande vencedor do Festival de Super 8 que acontece paralelamente ao Festival de Gramado foi o filme gaúcho "Edificio Sinai".
No Festival de Cinema Digital, que acontece também paralelamente ao Festival principal, dois vídeos paranaenses sairam vencedores.
Thalita Uba recebeu por "Absolutamente Anselmo" o Prêmio de Melhor Documentário na categoria Vídeo Universitário Brasileiro.
Aly Muritiba recebeu o prêmio de melhor Ficção na categoria Vídeo Independente Brasileiro por "Com as Próprias Mãos".
No Festival oficial, em bitola de 35mm, o filme paranaense de melhor campanha foi "Booker Pittman", do londrinense Rodrigo Grota, que recebeu três prêmios: Prêmio Especial do Juri, Melhor Música e ainda o Prêmio da Crítica. No debate que aconteceu no dia seguinta a apresentação do curta, Grota foi bastante elogiado pela crítica especializada e revelou que está em pré-produção de um longa sobre Pittman.
O único filme curitibano na competitiva oficial do Festival de gramado foi "Osório", filme bem fotografado, porém sem história alguma, assinado por Heloísa Passos, que merecidamente nao ganhou nenhum prêmio. A diretora, no entanto, recebeu por "Areia" o prêmio de Melhor Fotografia entre os curtas em 35mm.
Parabéns aos premiados!
Em breve publicarei outras impressões sobre o que vi no 36º Festival de Cinema de Gramado - deixa só o mundo desacelerar um segundo...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
"Osório", filme bem fotografado, porém sem história alguma, assinado por Heloísa Passos, que merecidamente nao ganhou nenhum prêmio.
Hahahaha! A criança no colo do cinema de contar historinhas...
Postar um comentário